

Junior Alves
Senior Developer
Foto: Unsplash
9 de setembro de 2020 • 8 minutos de leitura
Expansion Week - Dia 2
Plano de carreira e visibilidade no LinkedIn
Introdução
Nesse segundo post (primeiro post) sobre a Expansion Week da Rocketseat, foram abordados os temas: Planos de carreira e estratégias de visibilidade no LinkedIn.
Sem mais delongas, vamos para o conteúdo desse segundo dia de Expansion Week!
A importância do plano de carreira
Uma vez que marcamos onde queremos chegar, é necessário traçar os caminhos que serão percorridos.
É nesse ponto que entra o plano de carreira. O plano de carreira é importante tanto para o desenvolvedor quanto para a empresa, pois assim ambos terão visibilidade do caminho que percorrerão juntos.
Hard skills e Soft skills
De forma geral, as hard skills são habilidades técnicas, como cursos, graduações e conhecimento em uma língua estrangeira, entre outras. E por muito tempo, as hard skills foram a principal fonte de contratação (ou não) de candidatos.
Porém, o cenário hoje é bem diferente. Não basta apenas ter os melhores diplomas, ter frequentado as melhores faculdades/universidades, nós precisamos nos destacar de outras formas. Precisamos ter uma boa comunicação, saber expressar idéias e expor nossos conhecimentos, e tudo isso se dá por meio das soft skills.
Alguns exemplos de soft skills são proatividade, resolução de problemas, senso de liderança e comunicação interpessoal. Portanto, não basta termos os conhecimentos técnicos, precisamos saber nos relacionar com outras pessoas, ajudar e ser ajudado, comunicar com os usuários.
As hard skills nos ajudam a sermos contratados, mas são as soft skills que nos mantêm na empresa.
Esse é um tema bastante amplo e podemos discutir sobre esse assunto em um futuro post.
Promoção na carreira
Alguns anos atrás, um funcionário era promovido por tempo na empresa. Para um desenvolvedor Junior subir para um cargo Pleno, exigia "X anos de casa". Porém, hoje em dia, isso não é mais válido. As empresas levam em conta seu desempenho, a qualidade do serviço, seu crescimento. para elevar seu cargo.
Objetivos de carreira
Como conversamos no último post, primeiro devemos estabelecer nossos objetivos profissionais, para a partir daí tomar os próximos passos. Precisamos de um ponto de partida, para saber o que devemos estudar, onde devemos melhorar e quais tecnologias utilizar.
Mentorias
Dizer que mentorias são indispensáveis para nosso crescimento, é chover no molhado, mas precisamos ter isso claro em nossas mentes. Uma vez que já temos nossos objetivos traçados, podemos buscar pessoas que trilharam caminhos semelhantes para nos orientar nos próximos passos.
Uma dica incrível que foi pauta dessa live é: mentoria reversa.
O que são mentorias reversas?
Todos nós podemos ser mentores em algum assunto que dominamos. Sempre existe algum que pode se beneficiar de algo que temos à compartilhar. E como estamos em constante aprendizado, vamos precisar de mentores também em nossa jornada.
Então por que não ajudar e ser ajudado? Esse é o conceito de mentoria reversa, onde compartilhamos um conhecimento que temos com alguém e esse alguém compartilha conosco algo que precisamos.
Creio que a melhor plataforma para ser fazer essa troca de experiências seja o LinkedIn (que também é assunto da segunda live, logo abaixo). Então fica a dica!
Sair da zona de conforto
Bom, não é chamada de zona de conforto atoa. É um lugar maravilhoso, onde estamos felizes, temos o que precisamos e dominamos o assunto. E não há nada de errado com isso.
Porém, ao cruzar os limites da zona de conforto, podemos ver um novo horizonte, onde aprender coisas novas, ter novas experiências e novas vivências, além de serem possíveis, são incrivelmente prazeirosas!
Se desafiar, ir além do habitual, enxergar novas possibilidades, tudo isso nos traz novos significados para nossa jornada.
Por que não é fácil encontrar Tech Leads?
Pois ficar na zona de conforto é mais simples. Muitos de nós, desenvolvedores, acabamos ficando estagnados em nossos cargos e funções, não indo para o próximo nível. E o pior, fazemos isso muitas vezes de forma inconsciente.
Pois como dito na live, Tech Leads precisam ter um amplo conhecimento em diversas áreas, principalmente áreas não técnicas.
Precisam entender no business da empresa, precisam conversar com os usuários, o que exige ter uma boa comunicação, e isso não ensinado em cursos ou graduações técnicas.
Podemos ver um Tech Lead como o próximo passo para um desenvolvedor Sênior, novos desafios e novos aprendizados.
Quem não é visto, não é lembrado
Hoje em dia, mais do que qualquer outra época, temos inúmeras formas de nos expor às oportunidades.
Temos Meetups, Bootcamps, Redes Sociais, lives e tantas outras formas de nos expor, mostrar à todos nossos talentos que poderíamos dedicar um post exclusivamente para isso. Mas o ponto aqui é, precisamos mostrar o que sabemos fazer, o que gostamos de fazer para sermos lembrados. Pois quem não é visto, não é lembrado.
Encontrando o lugar certo
Na grande maioria das vezes, buscamos trabalhar nas maiores empresa do setor, nas empresas mais conhecidas. E isso é incrível.
Porém, precisamos antes de mais nada, entender o fit cultural dessa empresa, pois além de bons salários e benefícios, vamos injetar muito tempo e energia ao trabalhar nessa empresa, então temos que ter uma boa vivência lá dentro.
O que podemos fazer é pesquisar sobre a empresa de interesse. E uma boa maneira de fazermos isso é perguntando à funcionários que trabalham nessa empresa ou que já trabalharam, trocarmos experiências e conhecimentos acima de tudo.
Estratégia de visibilidade no LinkedIn com Rafael Pimenta e Andreza Maia
Antes de mais nada, por que deveríamos nos expor no LinkedIn?
Simples, pois é lá onde estão grande parte das oportunidades, onde estão a maioria das empresas e é lá que está a sua chance de mostrar sesu talentos.
E mais uma vez temos a frase "quem não é visto, não é lembrado".
Precisamos mostrar o que sabemos fazer para o mundo, assim, todos podem conhecer nosso trabalho e nossas competências sem mesmo nos conhecer pessoalmente. E isso abre grandes oportunidades profissionais.
Compartilhar conteúdo relevante
Uma das formas de se destacar dentro do LinkedIn é compartilhar conteúdos relevantes. Desta forma, agregamos valor a nossa rede de contatos, fortalecendo nosso networking.
E consequentemente, vamos nos tornando uma referência no assunto onde somos especializamos, começamos a sermos vistos como autoridade no assunto.
E por que eu deveria compartilhar sobre esse assunto, se já existem tantas outras pessoas fazendo o mesmo?
Essa é uma dúvida que vem nossas mentes muitas vezes. Mas a resposta é simples: sempre terá algum do outro lado que precisa de uma ajuda que só você pode transmitir.
Mesmo que seja um conteúdo que está em alta, nossos somos únicos, temos vivências únicas portanto, sempre temos algo a agregar para alguém, seja com nossa forma diferente de explicar ou de dar exemplos.
Dicas técnicas do LinkedIn
O que colcocar no campo de formação/cursos?
Colocar habilidades que dominamos, não apenas certificados.
Descrever sobre o curso, o que aprendemos, onde aplicamos os conhecimentos adquiridos e o link dos projetos no Github.
Cursos gratuitos também entram nessa categoria.
Bootcamps, devemos colocar em formação acadêmica ou cursos?
Colocar em Formação Acadêmica, pois o recrutador encontrar com mais facilidade.
Com que frequência devemos postar no LinkedIn?
Pelo menos um post por semana, pois é a frenquência e consistência serão grandes aliados para seu perfil ser visitado.
Devemos lembrar que a qualidade das postagens é algo indispensável.
Se destacar na multidão
Assim como você, existem várias pessoas em busca de oportunidades dentro do LinkedIn, portanto, além das dicas acima, precisamos achar uma maneira criativa de nos destacar em meio a multidão. Seja na forma de criar as postagens, na forma de ensinar algo ou até mesmo na maneira de conversar com suas conexões.
Lembre-se, mais do que conexões profissionais, são pessoas assim como você.
Interagir com a marca/empresa
Na busca de uma contratação, além de bons salários e benefícios, o fit cultural é algo extremamente importante.
Portanto devemos interagir com a empresa, conversar com funcionários, ex-funcionários. E o LinkedIn é perfeito para isso. Seja com um problema que teve com a empresa X e a forma que foi atendido, a maneira que solucionaram seu problema.
Grande exemplo disso é o Nubank. Veja no LinkedIn a forma que eles respondem seus clientes. Simplesmente incrível.
Colocar ou não GIFs nas postagens do LinkedIn?
Tanto o Rafa quanto a Andreza utilizam GIFs em 100% de suas postagens, então... SIM! Podemos (e devemos) colocar!
Conclusão
Essas foram minhas anotações do segundo dia de Expansion Week.
Planos de carreira e LinkedIn são assuntos importantíssimos que devemos ter conhecimento para nos destacarmos no mercado.
Grande abraço e até próxima!
Curtiu? Compartilhe esse post: