Expansion Week - Dia 3
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Junior Alves

Senior Developer

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10 de setembro de 20208 minutos de leitura

Expansion Week - Dia 3

Desenvolvimento de marca pessoal e Criatividade

Introdução

Dando continuidade às postagens sobre a Expansion Week, na primeira parte desse artigo, vamos falar sobre Desenvolvimento de marca pessoal com Thaíssa Candella, Loiane Groner e Lucas Santos.

Na segunda parte o assunto será Criatividade com Mayk Brito, Tiago Luchtenberg e Calebe Bezerra.

Desenvolvimento de Marca Pessoal

A primeira coisa que precisamos saber e que, não existe uma receita, mas existem alguns padrão que podemos utilizar para criarmos nossas próprias marcas.

Como criar uma marca pessoal?

Como dito nas primeiras postagens dessa série sobre a Expansion Week, a medida que vamos adquirindo conhecimento e compartilhando na rede, começamos a ter visibilidade no mercado.

E por consequência dessa visibilidade, tornamos uma referência no assunto que dominamos, chegando no ponto de termos uma marca pessoal.

Qual a importância de escrever artigos/posts?

Uma das melhores formas de aprender e consolidar um assunto estudado, é ensinando outra pessoa. Sabendo disso, e sabendo também no poder que temos hoje em dia com as redes sociais, por que não expor seus estudos para o mundo (sem exagero, realmente para o mundo).

Meu próprio blog, que iniciei à poucas semanas, possui alguns sessões nos EUA, Australia e Portugal, o que pra mim é simplesmente inacreditável, pois sou do interior de Goiás! Esse é o poder de visibilidade que temos em mãos! Podemos expor nossos conhecimentos e estudos para pessoas do mundo todo.

sessoes do site nos EUA

Outra dica importante é: treinar o inglês criando postagens no idioma.

Além de praticar o idioma, ainda melhora o alcance de pessoas que podem usufruir do conteúdo que foi compartilhado, pois o inglês é um idioma universal.

Além de escrever...

E para ir para um próximo nível e nos desafiar ainda mais, podemos também, criar conteúdos em formato de vídeos.

Gravar vídeos explicando um conteúdo, somado a escrever posts/artigos será a combinação perfeita para alavancar nossos conhecimentos e compreensão sobre o assunto, além de, aumentar cada vez mais nossa visibilidade.

Mas meu setup é ruim...

Bom, isso não deve ser um problema, pois o importante no início é: começar.

Criamos barreira para nós mesmos, nos impedindo de alcançar nossos objetivos. Mas algumas vezes podem ser barreira que não foram criadas por nós, mas impostas. Se for o caso, devemos usar a criatividade (que é assunto da próxima parte logo abaixo).

Sempre existem formas de passar pelos obstáculos, seja passando por cima deles, ou mesmo rodeando-os. O importante é superar e seguir em frente.

Sendo assim, podemos utilizar o microfone de nossos celulares para gravar o áudio.

Se não tivermos webcam à disposição, podemos gravar apenas a tela do computador.

Assim, não precisamos nem mesmo de preocupar com cenário, iluminação e etc.

Tenha em mente que o principal é o conteúdo do vídeo.

Palestras

Outra forma incrível de nos desafiarmos são as palestras.

Pois além de dominarmos o assunto (para as eventuais perguntas ao término da palestra), devemos estruturar muito bem os tópicos que serão abordados. E o que provavelmente deve ser o maior desafio: falar em público!

Tudo isso exigirá muito empenho e energia (durante meses, ou até anos) para preparação até ser executado, o que nos trará uma gigantesca conquista no final do processo.

Criatividade com Mayk Brito, Tiago Luchtenberg e Calebe Bezerra

Afinal, o que é criatividade?

Criatividade é a habilidade, não de criar algo inédito, mas sim, conectar idéias pré-existentes afim de formar uma nova idéia.

Sim, criatividade é algo bastante abstrato. Não conseguimos definir de forma extremamente exata.

Como estimular a criatividade?

Podemos estimular de várias formas, porém, como não é algo "exato", varia de pessoa para pessoa. Portanto não existe uma receita mágica.

Porém podemos seguir alguns padrões, criar processos para encontrar a melhor forma que se aplica à nós.

Criar um ambiente próprio para o trabalho, onde somente fará o seu processo de criação. Podemos também criar hábitos em volta desse ambiente.

Por exemplo:

Assim que sentar em minha cadeira de trabalho, ligar meu computador e tomar uma xícara de café, irei começar a desenvolver algo. E então, sempre que repetir esse processo, seu cérebro estará condicionado à repetir esse resultado. E assim nos criamos um novo hábito!

Lembre-se: o mais importante é fazer, não deixar para depois. Apenas comece.

Bagagem cultural

Como já sabemos, não criamos algo do nada. Sempre criamos algo, conectando idéias e soluções. Portanto, quanto mais "bagagem" tivermos, melhor será o resultado.

E como podemos adquirir inspirações?

Eu particularmente indico muito o Dribbble ou o Behance. Mas existem vários outros sites além desses.

Até mesmo dar uma volta no parque, uma caminhada ou pedalada, com certeza irá te trazer vários insights.

Cuidado com os prazos

Prazos de entrega as vezes são bem "apertados", todos nós sabemos disso. Porém, as vezes um prazo muito próximo pode acabar comprometendo a criatividade e consequentemente, a qualidade final do produto.

Pois, criatividade não é algo linear, nem mesmo é racional, e limitar esse processo criativo com prazos extremamente curtos pode ocasionar problemas na criação.

Então devemos ser sinceros com nossos clientes quanto ao prazo de entrega, se não tivermos certeza que podemos entregar o melhor resultado dentro do prazo estipulado, devemos comunicar e remarcar um novo prazo.

Sabemos que remarcar prazos não é algo bom, mas com certeza é melhor do que entregar um produto onde não injetamos 100% de nossas energias para criá-lo.

Estado de flow e bloqueio criativo

O tão almejado estado de flow. Todos nós buscamos constantemente entrar em estado de flow enquanto trabalhamos num projeto.

O estado de flow, de forma bem resumida, é quando estamos tão concentrados na atividade que estamos desenvolvendo, que não vemos as horas passarem.

Isso já aconteceu pelo menos uma vez com todos nós e é simplesmente incrível!

E existem vários estudos sobre o estado de flow, principalmente do professor Mihaly Csikszentmihalyi, onde desenvolveu a teoria de flow.

Link de uma matéria do Arata Academy sobre a teoria de flow aqui.

Da mesma forma que todos nós já experimentamos o estado de flow, também já tivemos algum bloqueio criativo, e não é uma experiência nada boa.

Não finalizamos um produto, pois não conseguimos pensar de forma clara em uma solução. A boa notícia é que com o tempo, esses bloqueios criativos se tornam menos frequentes a medida que vamos aumentando nosso "background" criativo (nosso cinto de utilidades do Batman).

Escola x Criatividade

Esse é assunto um tanto polêmico, mas foi muito interessante o debate na live.

Desde crianças, somos condicionados à responder as perguntas de "forma correta", ou seja, as perguntas, já possuem uma resposta pré-definida e caso essa seja diferente da que é esperada, é considerada "errada".

Porém, no mundo real, não temos respostas pré-definidas para tudo, o que implica em sermos capazes de usar a criatividade nessas ocasiões.

Mas espera um pouco...

Quando crianças, somos "punidos" com notas baixas por sermos criativos nas respostas, porém quando adultos, somos exigidos a sermos criativos para sermos "recompensados"? - Exatamente/Infelizmente.

Esse é um assunto muito legal de se debater. Eu indico o vídeo do Ken Robinson (esse é um dos vídeos mais vistos do Ted Talks) aqui.

Unicórnio Alado Roxo

Essa foi com certeza a melhor parte dessa live (kkk).

Mas vamos ao contexto: vemos muitas vagas para devs que exigem mil e uma graduações, fluência em 35 idiomas, com experiência de 10 anos em 10 frameworks diferentes, entre outras coisas.

Porém, sabemos que na vida real, isso não existe (ou existe?). Esse "ser de outro mundo" foi chamado de unicórnio alado roxo pelo Calebe Bezerra.

unicornio alado roxo

Sim Calebe, eu achei o unicórnio alado roxo! XD

Dev x Designer

E para finalizar, outro assunto bastante interessante: Desenvolvedores vs Designers.

Esse não é um assunto polêmico, na verdade é um assunto bastante pertinente, pois no dia a dia, em qualquer lugar que iremos trabalhar, iremos nos comunicar com pessoas de diversas áreas diferentes, e não será diferente para os devs e designers.

A dúvida que as vezes temos é:

Sou um dev, preciso entender um pouco de designer?

ou Sou um designer, preciso entender um pouco de código?

E a reposta pode ser sim para as duas perguntas. Pois quando mais nós conhecemos da outra área, melhor será a comunicação. Porém, temos que estabelecer um limite de até onde estamos dispostos a aprender sobre a outra área, para não perdemos o foco em nossa própria área, pois, a não ser que queremos nos tornar um especialista nessa outra área, não precisamos dominar a fundo todos os conceitos e ferramentas.

Conclusão

Esse terceiro dia de Expansion Week foi incrível, como todos os outros. Um evento que está agregando bastante conhecimento para a comunidade.

Bom, essas foram minhas anotações sobre os assuntos abordados, se lembrou de algo a mais, deixe nos comentários.

Grande abraço e até a próxima!

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