Meu ano de 2020
Profile picture

Junior Alves

Senior Developer

Foto: Unsplash

31 de dezembro de 20209 minutos de leitura

Meu ano de 2020

Ano complicado, pandemia, trabalho, saúde e objetivos para o futuro

Introdução

O ano de 2020 foi completamente diferente do que todos nós esperávamos, isso é fato. Creio que nem nos piores cenários imaginados no final do ano anterior, puderam se aproximar do que de fato aconteceu. Com a pandemia, vários problemas chegaram junto do "pacote". Bom, mas nesse post, vou querer focar ao máximo nos momentos positivos em meio ao cenário que vivemos nesse ano que acaba no dia de hoje, em especial, claro, nas minhas experiências.

Objetivos planejados para 2020

Bom, no final do ano passado, 2019, eu estava bastante esperançoso em relação ao novo ano. Havia traçado algumas metas para serem alcançadas, projetos para iniciar, outros para finalizar, enfim, haviam bastante tarefas a serem feitas. Algumas delas eram:

  • Estudar inglês
  • Me aprofundar em desenvolvimento web, especialmente em Javascript
  • Criar meu próprio aplicativo
  • Ler mais livros que o ano anterior, a meta de 2020 era 20
  • Aprender mais sobre empreendimento e marketing
  • Criar meu próprio blog
  • Criar um canal no Youtube
  • Criar conteúdo sobre o que eu estava estudando
  • Sair do emprego atual onde eu estava
  • Começar a trabalhar como dev
  • Ser uma pessoa ativa no LinkedIn
  • Assim como ser ativo no Github
  • Aprender a ser consistente
  • Criar bons hábitos
  • Praticar exercícios com regularidade

Bom, esses eram os principais objetivos para o ano de 2020. (A lista não esta em ordem de prioridades)

Objetivos alcançados em 2020

Devo adiantar que, estou bastante contente com os resultados, que apesar de todas as adversidades que passei nesse ano, o saldo final foi muito positivo!

Algo que pra mim fez extrema diferença, ainda mais olhando para trás, foram com certeza os hábitos.

E sim, eu sei que isso é bastante clichê, mas é porque realmente faz a diferença, pensando no longo prazo. E se você ainda não se deu conta disso e não pratica bons hábitos, creio que vou conseguir te convencer a começar hoje mesmo, assim, com certeza, seu 2021 será bastante diferente!

“You can’t connect the dots looking forward; you can only connect them looking backwards. So you have to trust that the dots will somehow connect in your future.” - Steve Jobs.

Estudar inglês

Esse foi com certeza, um dos objetivos primários para 2020. Iniciei vários cursos e livros no passado, mas por inúmeros motivos (na verdade, desculpas minhas) sempre parava no meio do caminho. O que me prejudicou por diversas vezes, e ainda me deixava o pensamento que o idioma era muito difícil e eu não iria conseguir aprendê-lo.

Mas no final de 2019 eu me propus a mudar isso, e então iniciei os estudos no dia 01 de janeiro de 2020. Porém, praticamente 1 semana depois, eu comecei a ter o mesmo comportamento de antes, e fui perdendo a consistência. E estudando em alguns dias, outros não, fui levando dessa forma até final de fevereiro, até dia 20 para ser mais exato, onde decidi que meu calendário de estudos não iria ter mais nenhum dia perdido.

Bom, o gráfico abaixo não me deixa mentir, do dia 20 de fevereiro até o dia de hoje, consegui manter os estudos em alto nível, algo inédito para mim até então.

Print do Anki onde mostra um calendario com os dias do ano em que estudei ingles

Construibuições no Github

Outro ponto que decidi focar bastante em 2020 foi meus estudos sobre desevolvimento web, principalmente em Javascript, com ReactJS, React Native e Node.js (e logo iniciei meus estudos em Typescript também). Esse era meu foco.

Daí, para manter o foco durante o ano, criei uma meta para mim:

Iria subir pelo menos 1 commit para o Github por dia

Porque assim, mataria dois objetivos ao mesmo tempo: estudar nem que seja alguns minutos por dia, todos os dias, e ser ativo no Github. E foi exatamente o que fiz e o resultado, fico feliz em compartilhar com você:

Print do meu Github, onde mostra minhas contribuicoes durante o ano de 2020

Foram inumeros projetos criados ao longo desse ano, sobre os assuntos que estudei, alguns eventos que participei, onde cada um deles me rendeu horas e mais horas de estudos. Sem dúvidas nenhuma, foi o ano onde mais estudo desenvolvimento web.

LinkedIn

Seguindo a mesma linha dos meus estudos e do Github, me desafiei a ser ativo no LinkedIn durante o ano. Meu objetivo era expor meus estudos, meus aprendizados, assim compartilhando experiências e aprendendo com as pessoas que estão na plataforma.

Hoje, posso dizer com toda a certeza que foi a melhor escolha que fiz. Que plataforma incrível! Conheci várias pessoas, vi suas conquistas, seus conselhos, aprendi muito dentro no LinkedIn.

E para minha surpresa, em outubro fui chamado para a Smart Envios, onde tive minha primeira oportunidade como dev. Lá dentro, aprendi muito, tanto de conceitos técnicos quanto comunicação e trabalho em equipe.

Muitas vezes ouvia pessoas dizerem que o LinkedIn abria portas, mas nunca tinha dado uma chance para a plataforma. E definitivamente, hoje eu digo o mesmo, é incrível a comunidade que existem dentro do LinkedIn.

Leitura

Esse foi com certeza, o ano em que mais li! Desde 2018, onde comprei meu Kindle, minha vida mudou. Comecei a ler porque eu queria, não por obrigação, o que fez toda a diferença.

Em dois anos, li mais livros que em minha vida inteira, e vejo o impacto positivo que esse simples ato me proporcionou. Pretendo indicar livros com mais frequência a partir do ano que vem. Se você ainda não deu uma chance para a leitura, faça isso. Pois, quando ler o livro certo no momento certo, sua vida será diferente.

Pandemia, problemas de saúde e saída do emprego

Quando os primeiros casos de covid-19 foram confirmados no Brasil, eu estava no meu antigo emprego, onde trabalhava presencialmente. O que na época, não preocupou muito, pois moro em uma cidade bem pequena no interior do estado.

Porém, a medida que o vírus avançava, tínhamos notícias que ele estava cada vez mais perto, ao mesmo tempo que o número de casos graves e mortes só crescia no país. A sensação de perigo só aumentava a cada dia. O que no meu caso agravou mais, é que minha mãe está em tratamento, e precisa viajar 2 vezes por mês até a capital.

Isso nos afetou muito, pois a cada viagem, o perigo era gigante (ainda é). O que acabou acarretando na minha saída, nos mês de agosto, do meu antigo emprego, onde estava a quase 2 anos.

Blog

O mês de agosto não foi marcado por momentos ruins, pois foi nesse mês que realizei um sonho antigo, criar meu próprio site o coloca-lo no ar. E assim eu fiz, no dia 18 de agosto, o DevJuniorPlus estava no ar e com o primeiro post. Até o momento, tem 20 posts, sobre assuntos variados, principalmente desenvolvimento web e livros.

Canal no YouTube

Outro objetivo alcançado durante esse ano, foi a criação do meu canal no YouTube (DevJuniorPlus). Onde já possui 3 vídeos publicados, e tenho planos em andamento de trazer mais conteúdos sobre desenvolvimento web, tutoriais, indicações de livros e etc.

Saída da Smart Envios

Creio que essa foi a decisão mais difícil que tive que tomar nesse ano.

Do final do ano de 2019 até 2020, meu foco estava em adquirir conhecimentos para conquistar minha primeira oportunidade como dev junior, o que depois de praticamente 1 ano de muito foco e consistência, eu consegui. Entrei na Smart Envios, que como falei acima, no curto período de tempo em que estive lá, aprendi bastante, conheci pessoas incríveis, e havia alcançado minha tão esperada de Desenvolvedor Junior.

Porém, nesse mesmo período, foi um dos momentos mais conturbados desse ano para mim, onde as viagens de minha mãe se tornaram mais frequentes, e devido a esse momento, acabei tomando a decisão de dar uma pausa no contrato com a empresa, que foi extremamente atenciosa e prestativa durante esse período.

Agora, poucos meses depois, vejo que por mais que não fosse a decisão que eu queria, tomei a decisão certa naquele momento.

Futuro em 2021

Bom, para terminar com o ânimo bem alto, queria compartilhar com você que, não, não desisti da profissão, pois creio que encontrei meu propósito de vida, criar aplicações para um usuário final, é algo que eu realmente gostei bastante. Resolver um problema de algum através da programação, é isso que quero continuar fazendo nos próximos anos!

Outro ponto importante, não desista dos seus sonhos, por mais difíceis que possam parecer, continue, faça de cada dia um degrau na escada que está construindo até seus sonhos. Basta ter foco nos seus sonhos e ser consistente, daí é só questão de tempo até alcança-los.

Conclusão

Se fosse para resumir o ano em uma frase, seria:

“Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo” - Buda, filósofo

Resumir em uma palavra:

Resiliência

Esse foi meu ano de 2020, cheio de conquistas, mas também de fracassos. Metas realizadas e algumas não alcançadas. Mas um ano de muito aprendizado!

Que venha 2021, ano de novas metas e de mais aprendizado.

Desejo à você um excelente ano, de muita saúde, paz e prosperidade, um ano muito melhor que 2020. Que apesar das adversidades que venha a enfrentar, não desista, seja resiliente, pois só de estar aqui, você já é um vencedor.

O ano de 2020 marcou a história, e superamos ele.

Curtiu? Compartilhe esse post:

Todos os direitos reseverdos © Junior Alves 2025