O Poder do Efeito Composto
Profile picture

Junior Alves

Senior Developer

Foto: Unsplash

5 de setembro de 20206 minutos de leitura

O Poder do Efeito Composto

Entendendo o efeito composto.

Estamos na era do "agora": não temos tempo para nada, o fast food é a principal refeição de muitas pessoas, o celular é a fonte distração quando estamos entediados.

Toda essa falta de tempo e gratificações instantâneas influencia diretamente em como vemos o mundo à nossa volta, as pessoas que nos rodeiam e nossos objetivos.

O efeito composto

No mundo dos investimentos, é comum o conceito de efeito composto, porém, para a grande maioria das pessoas, é um termo pouco conhecido.

A fórmula dos juros compostos:

M = C (1 + i)ˆt

Onde M = Montante, C = Capital investido, i = Taxa de juros e t = Tempo.

Se o capital investido (C) e a taxa de juros (i) forem altos, sabemos que o retorno deverá ser alto. Porém, o mais importante nessa fórmula, não são essas variáveis, e sim o tempo (t).

Por que o tempo é o mais importante?

Na fórmula dos juros compostos, vemos que o tempo (t) é o expoente, ou seja, por menor que as outras variáveis sejam, o tempo tem mais impacto no resultado.

Exemplo:

Um investidor aplicou R$ 10.000 em um fundo de investimento que rende 10% ao ano (a.a). Qual será o retorno para o investidor após 2 anos?

M = ?,

C = 10.000,

i = 0,1

t = 2

M = C(1 + i)ˆt
M = 10.000(1 + 0,1)ˆ2
M = 10.000(1,1)ˆ2
M = 10.000 . 1,21
M = 12.100

Agora, imagine que esse investidor deixou o dinheiro investido por 10 anos.

M = ?

C = 10.000

i = 0,1

t = 10

M = C(1 + i)ˆt
M = 10.000(1 + 0,1)ˆ2
M = 10.000(1,1)ˆ2
M = 10.000 . 2,59
M = 25.937

A diferença e bastante acentuada a medida que o tempo avança.

Então o efeito composto só se aplica aos investimentos?

Absolutamente não! Podemos aplicar esse conceito em qualquer área de nossa vida: estudos, saúde, finanças e etc.

Definição: o efeito composto é o efeito de obter grandes recompensas em troca de decisões pequenas, mas inteligentes.

Equação:

Decisões pequenas e inteligentes + consistência + tempo = mudança duradoura no futuro

Exemplo:

Um avião esta prestes a decolar, saindo do ponto A para o ponto B.

Ao decolar, o piloto inclinou a aeronave alguns graus para a direção errada.

Nos primeiros minutos de vôo, não haverá problemas, porém, a medida que o tempo passa, o avião estará cada vez mais longe de seu destino correto. Ou seja, ao iniciar com falhas e ficar sem corrigi-las, no início não será notável as consequências, porém, no final, pode ser catastrófico.

Mesmo que os resultados sejam enormes, os passos, no momento que são dados, não parecem significantes. As mudanças são sutis, quase imperceptíveis.

Darren Hardy

...os passos não parecem significantes

Sabemos que grandes mudanças fazem diferencia no nosso dia-a-dia, porém, muitas vezes, grandes mudanças não são viáveis por muito tempo.

Imagine que você deseja emagrecer, porém, não deseja fazer mudanças drásticas em sua alimentação e decide apenas retirar os refrigerantes de sua alimentação. Isso por si só, trará vários benefícios para sua saúde.

O problema é que nas primeiras semanas e meses, os benefícios não serão perceptíveis. E como tirar essas bebidas calóricas de sua rotina é extremamente simples de fazer, também é simples de não fazer.

As decisões que tomamos hoje, só irão apresentar consequências num futuro longo.

Como podemos usufruir do Efeito Composto?

Para nos manter no ritmo desejado, com consistência ao longo do tempo, precisamos criar bons hábitos.

Devemos começar aos poucos, pequenas mudanças, mas com consistência.

Vamos a um exemplo prático:

Aprender um novo idioma

Ao começar a aprender um novo idioma, haverão muitas palavras e expressões que você ainda não conhece, o que dificulta o início do aprendizado. Porém, a medida que você se expõe ao idioma, através de simples mudanças como trocar o idioma do seu celular, o idioma do seu computador, irá notar melhorias no seu aprendizado.

Mas o aprendizado levará tempo e consistência, portanto comece com 30 minutos por dia, pois assim conseguirá manter esse hábito a longo prazo. Nos primeiros meses notará pequenas melhoras, contudo, após anos de prática, constante, terá conquistado a fluência no idioma.

O problema que vem depois

Depois de alcançar nosso objetivo, podemos nos acomodar pois nos sentimos que o sucesso chegou para ficar! Porém, esse é o maior erro que podemos cometer, pois esse pensamento nos levará à estaca zero novamente. Depois de alcançar seus objetivos, cuide deles, lembre-se que não foi rápido chegar até aqui.

Mantendo as conquistas

Saiba que todas as mudanças e melhorias que você planeja precisam estar de acordo com sua rotina diária (ou criar uma nova rotina para alcançar seu objetivo). Não adianta praticar uma atividade exaustivamente essa semana, porém, na semana que vem, não conseguir manter a rotina.

Criando seus objetivos

Você deve lembrar que nenhuma mudança real é gerada em curto prazo.

Como por exemplo, se você quer entrar em forma, não adianta ir a academia esse mês, e falhar o mês seguinte, o que importa é a consistência e não a intensidade.

Não existe fórmula mágica que basta segui-lá, e terá tudo o que deseja de forma rápida. Tudo é construído com tempo e esforço constante.

Video recomendado:

Discurso do Steve Jobs: "Conectando os pontos"

Conclusão

Essas foram algumas idéias tiradas do livro The Compound Effect do Darren Hardy, conceitos importantes que devemos entender e aplicar em nossas vidas. Aprender a pensar em longo prazo, saber que grandes mudanças e conquistas, precisam de tempo para acontecer e devemos ter a consistência para alcançar.

The Compound Effect (inglês)

Resumo estendido de O Efeito Composto (português)

E você, já conhecia esse livro ou o vídeo do Steve Jobs? Conte nos comentários! =D

Curtiu? Compartilhe esse post:

Todos os direitos reseverdos © Junior Alves 2025